terça-feira, 6 de novembro de 2012

Resumo: "Ambientes Virtuais de Aprendizagem"

  
  O capítulo 2 do livro “Ambientes Virtuais de Aprendizagem”, organizado por Rommel Melgaço Barbosa, se refere às comunidades virtuais como diferentes espaços utilizados para aprendizagem, dando ênfase as metodologias adotadas pelos docentes.
   No primeiro momento capítulo o autor aborda sobre as vantagens dos ambientes virtuais na educação, fazendo uma análise sobre a questão da “presença” nas modalidades de ensino presencial e de à distância.
  Outro ponto que o organizador traz é a educação à distância, relatando que através do avanço da tecnologia esta modalidade de ensino cresceu e oportunizou novas formas de buscar o conhecimento.
  Além dessas questões expostas acima, o autor também discute sobre a concepção epistemológica, a crença de como o sujeito aprende nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), realçando que dependendo da abordagem teórica, os ambientes apresentarão posições distintas sobre a maneira de como a aprendizagem ocorre, disponibilizando ferramentas e metodologias específicas para o fim que se propõem.
   Por isso nós futuros e/ou atuantes professores (as) precisamos estar conscientes da importância dessa ferramenta e saber utiliza-la como um apoio na relação entre o conhecimento e a aprendizagem.

Um comentário:

  1. Olá Cristiane,os AVAS podem ser usados de acordo com a Concepção pedagógica de cada professor ou de cada Instituição.Podemos usar para criar,inovar ou simplesmente para reproduzir conteúdos como vimos em alguns videos na aula. Eles também podem ser utilizados
    nas aulas presenciais como estamos fazendo na nossa disciplina. bj

    ResponderExcluir